sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RESUMO Capítulos 05 – Livro DIDÁTICA

O Processo de Ensino e o Estudo Ativo

O professor pode dirigir, estimular e orientar as condições externas e internas do ensino, de modo que pela atividade dos alunos os conhecimentos e habilidades façam progredir seu desenvolvimento mental. A essa atividade, cujo fim direto e específico é favorecer a aprendizagem ativa, denominamos estudo ativo.

O estudo ativo e o ensino

Aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade própria dos alunos. Os conteúdos representam o elemento determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo. O estudo é a atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefa concreto e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor, o desenvolvimento das capacidades cognitivas como a percepção das coisas, o pensamento, a expressão do pensamento por palavras, o reconhecimento das propriedades e relações entre fatos e fenômeno da realidade.

A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual
              
O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes, aptas para desenvolver ao máximo possível suas capacidades mentais, seja nas tarefas escolares, seja na vida prática através do estudo das matérias do ensino.
Há várias maneiras de superar essas dificuldades:
- Em primeiro lugar, é necessário que o professor domine profundamente o conteúdo da matéria.
- Em segundo lugar, cada aula, cada assunto, cada exercício, cada situação didática deve ser uma tarefa de pensamento para o aluno. Para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos.
- Em terceiro lugar, o importante não é terminar o livro, mas garantir a profundidade e a solidez do que é ensinado.
- Em quarto lugar, o ensino deve ser dinâmico, variado. Num dia a aula pode ser iniciada pela explicação da matéria, em outro com tarefas como discussão, conversação, relatos dos alunos etc.
- Em quinto lugar, o ensino das matérias e o desenvolvimento  das capacidades cognoscitivas  dos alunos devem ir possibilitando a formação da atitude crítica e criadora frente à realidade e ao cotidiano na vida social.

Algumas formas de estudo ativo

O estudo ativo envolve uma série de procedimentos que visam despertar nos alunos habilidades e hábitos de caráter permanente, tais como: fazer anotações no caderno durante a aula; usar o livro didático, enciclopédias etc.; procedimentos de observação de objetos, fenômenos etc.; fazer interpretações de texto (idéia central e idéias secundárias); consulta a mapas, globo terrestre etc.; fazer esquemas, resumos, quadros sinóticos; seguir etapas para solução de problemas; seguir etapas para elaboração de redação; organizar os cadernos de rascunho e das matérias (margens, ordem e asseio); usar  corretamente lápis, régua, compasso, borracha etc., exercícios de reprodução, tarefas de preparação para o estudo, tarefas na fase de assimilação da matéria, tarefas na fase de consolidação e aplicação.

Fatores que influem no estudo ativo

- A incentivação (ou estimulação) para o estudo – o incentivo à aprendizagem é o conjunto de estímulos que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que as suas necessidades, interesses, desejos, sejam canalizados para as tarefas de estudo.
A motivação é, assim, o conjunto das forças internas que impulsionam o nosso comportamento para objetivos e cuja direção é dada pela nossa inteligência. Podemos dizer, então, que a motivação influi na aprendizagem e a aprendizagem influi na motivação. A atenção e atitude para o estudo, a motivação para as tarefas, o empenho que mostram frente à explicação da matéria e aos exercícios dependem da atuação direta e permanente do professor.
A premissa básica para o desenvolvimento intelectual e, conseqüentemente, do pensamento independente e criativo, é a capacidade de reflexão própria, é adquirir métodos próprios de assimilação dos conhecimentos, o que significa que isso faz parte também do conteúdo da matéria. O ensino é uma exigência social, cumpre finalidades explícitas de transmissão de conhecimentos e de desenvolvimento intelectual dos alunos.
- O conhecimento das condições de aprendizagem do aluno – a incentivação como condições de incitamento das forças cognoscitivas dos alunos depende do conhecimento das características individuais e sócio-culturais dos alunos, pois não ensinamos a uma criança em geral, mas a criatura que pertencem a determinadas famílias, a determinada classe social e cuja prática de vida influi na sua aprendizagem e desenvolvimento.
Regra fundamental da Didática: o êxito da atividade de ensino depende de que os objetivos escolares entrem em correspondência com o nível de conhecimentos e experiências já disponíveis, com o mundo social e cultural em que vivem os alunos com suas capacidades potenciais de assimilação de conhecimentos.
- A influência do professor e do ambiente escolar – professor que tem clareza dos objetivos educativos da sua profissão e dos propósitos a respeito da formação intelectual e moral dos alunos.  A seriedade profissional do professor se manifesta quando compreende o seu papel de instrumentalizar os alunos para a conquista dos conhecimentos e sua aplicação na vida prática.
Tais propósitos devem ser concretizados na prática, através de aulas planejadas onde se evidenciem: a segurança nos conteúdos e nos métodos de ensino; a constância e firmeza no cumprimento das exigências escolares pelos alunos; o respeito no relacionamento com alunos.
O ambiente escolar pode exercer, também, um efeito estimulador para o estudo ativo dos alunos. Os professores devem unir-se à direção da escola e aos pais para tornar a escola um lugar agradável e acolhedor, assim, pode concorrer para suscitar o amor pela escola, a dedicação aos estudos, com reflexos sensíveis no aproveitamento escolar dos alunos.

2 comentários:

  1. Muito bom e rico. Mesmo que seja uma síntese, creio que vocês tem evoluído bastante.
    Paabéns pelo desempenho e atualização do blog.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DO VOSSO ARTIGO. TEM MUITA COISA BOA CONTINUEM ASSIM.

    ResponderExcluir