terça-feira, 27 de setembro de 2011

RESUMO: Capítulo 2 - LIÇÕES DE DIDÁTICA

Maria Eugênia Castanho - A  dimensão intencional do ensino.

A falar novamente de sobre educação a autora cita Frago e menciona que me sua tese o mesmo não pode conviver com a incerteza. Ela necessita párea atingir seus fins, que seus componentes sejam disposto de maneira que assegure seu alcance. O ensino dentro da educação lado da aprendizagem, é um processo basicamente intencional.
·         A intenção educativa
Os objetivos da educação sempre serão os resultados da mesma, ou seja, as mudanças causadas pela ação educativa tanto nas pessoas quanto nos grupos sociais e nas instituições dedicadas ao ensino. A teoria educacional trabalha com a relação intencional , e são os professoras os agentes facilitadores para isso, que planejam suas aulas e métodos, por tanto de maneira intencional. A educação é o processo de inserção de pessoas no mundo cultural, com três tipos de intenções, o primeiro trata do objetivo técnico, os conhecimentos puramente científicos, enraizados nas ciências naturais, que gera os meios p o controle da natureza. O segundo é o objetivo concensual: esse permite através do outro reconhecer os empecilhos entre os homens e levar a reflexão crítica. O objetivo político-cultural, é propor meios através da reflexão para a prática social utilizando a política.
·         Os níveis e instancias dos objetivos e intenções
As intenções educativas se expressão em três fases: empírico, racional e teórico. O nível empírico é todas as s vivencias e experiências do indivíduos, nesse nível a educação busca associar respostas ao dia dia. Nível racional são os conhecimentos pela ciência, busca soluções mais amplas, não apenas baseadas em vivencias. No nível teórico encontra se a racionalidade e conceitos teóricos, correspondente  visão mais ampla possível. As três iniciativas são importantes, mas não se pode hierraquizá lãs pois cada uma tem seu valor individual.
·         Os lóculos das intenções educativas
Falando especificamente de educação escolar, s intenções são mais facilmente percebidas, pelo fato do currículo e objetivos terem de estar explícitos. As fontes dessas intenções são de natureza:
1.        Psicológica, enfatizando interesses e necessidades dos alunos dando informações dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos mesmo.
2.       Epistemológicas dos conteúdos, destacando herança cultural e levando a separação entre conteúdos essenciais e secundários e as relações entre eles.
3.       Socioantropológica, em prol das necessidades da sociedade, para que o aluno seja um gente transformador.
4.       Prático-pedagógica, proporcionando diversos posicionamentos com base nas análises reflexivas, e de acordo com as experiências educacional vividas.

Assim entende se por que as intenções ‘’ vertebram e impregnam’’ todo o processo , não se pode ter procedimentos mecânicos que estabeleçam estas intenções.

Um comentário:

  1. Ótimo, meninas!!!
    Foi muito bom terem ressaltado o objetivo do ensino com intenção, direcionando a uma reflexão crítica, e proposto para um posicionamento social.
    Além de ressaltarem a natureza das intenções.
    Atividade computada!!!

    ResponderExcluir