quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RESUMO: Capítulo 4 - Livro DIDÁTICA


O Processo de Ensino na Escola

O exercício do magistério se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares. Há, portanto, uma relação recíproca e necessária entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). A unidade ensino-aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis –transmissão/assimilação ativa de conhecimentos e habilidades, dentro de condições específicas de cada situação didática.
As Características do Processo de Ensino
A atividade de ensinar é vista, comumente, como transmissão de matéria aos alunos, realização de exercícios repetitivos, memorização de definições e fórmulas. Este é o tipo de ensino existente na maioria de nossas escolas, uma forma peculiar e empobrecida do que se costuma chamar de ensino tradicional:
  • O professor passa a matéria, o aluno recebe e reproduz mecanicamente o que observou;
  • É dada excessiva importância à matéria que está no livro, sem preocupação de torná-la mais significativa e mais viva para os alunos.
  • O ensino somente transmissivo não cuida de verificar se os alunos estão preparados para enfrentar matéria nova;
  • O trabalho docente fica restrito às paredes da sala de aula;
Devemos entender o processo de ensino como o conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados, tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos:
  • O ensino se caracteriza pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação;
  • O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos.
Os conteúdos do saber escolar são os conhecimentos sistematizados, selecionados das bases das ciências e dos modos de ação acumulados pela experiência social da humanidade e hábitos, vinculados aos conhecimentos, incluindo métodos e procedimentos de aprendizagem e de estudo. No que se refere as capacidades cognoscitivas são as energias mentais disponíveis nos indivíduos, ativadas e desenvolvidas no processo de ensino, em estreita relação com os conhecimentos. Uma vez que, sem o domínio dos conhecimentos não se desenvolvem as capacidades intelectuais, não sendo possível a assimilação de conhecimentos de forma sólida e duradoura.

Processo didáticos básicos: ensino e aprendizagem

Ensino e aprendizagem são duas facetas de um mesmo processo. O professor planeja, dirige e controla o processo de ensino, tendo em vista estimular e suscitar a atividade própria dos alunos para a aprendizagem.
 
A APRENDIZAGEM - Podemos distinguir a aprendizagem casual – quase sempre espontânea, surge naturalmente da interação entre as pessoas e com o ambiente em que vivem e a aprendizagem organizada – que tem por finalidade específica aprender determinados conhecimentos, habilidades, norma de convivência social. Isto significa que podemos aprender conhecimentos sistematizados (fatos, conceitos, princípios etc); habilidades e hábitos intelectuais e sensorimotores (observar um fato e extrair conclusões, dominar procedimentos para resolver exercícios etc) e atitudes e valores (senso crítico frente aos objetos de estudo e à realidade etc).
Processo de assimilação ativa - É um dos conceitos fundamentais da teoria da instrução e do ensino. Em síntese, temos nas situações didáticas fatores externos e internos, mutuamente relacionados.
Os níveis de aprendizagem – Os meios internos pelos quais o nosso organismo psicológico aprende são bastantes complexos. Destacando-se dois níveis de aprendizagem humana: nível reflexo e nível cognitivo.
Momentos interligados do processo de assimilação – a primeira atividade é a observação sensorial das coisas, propriedades, semelhanças e diferenças que as distinguem externamente. A percepção ativa para um nível mais elevado de compreensão implica a atividade mental. O processo se completa com as atividades práticas em várias modalidades de problemas e exercícios.
Características da aprendizagem escolar – A aprendizagem escolar é uma atividade planejada, intencional e dirigida, e não algo casual e espontâneo; o processo de assimilação de conhecimentos resulta da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento; na aprendizagem escolar há influência de fatores afetivos e sociais; os conteúdos e as ações mentais que vão sendo formados dependem da organização lógica e psicológica das matérias de ensino; a aprendizagem escolar tem vínculo direto com o meio social que circunscreve não só as condições de vida das crianças, mas também a sua relação com a escola e o estudo, sua percepção e compreensão das matérias; a aprendizagem escolar se vincula também com a motivação dos alunos que indicam os objetivos que procuram; o trabalho docente é atividade que dá unidade ao binômio ensino-aprendizagem, pelo processo de transmissão-assimilação ativa dos conhecimentos.

O ENSINO - É um meio fundamental do progresso intelectual dos alunos. Entretanto, não há identidade entre o processo de assimilação e o processo de ensino, como se as etapas da assimilação fossem as mesmas etapas do ensino. Assim, é uma combinação adequada entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa como atividade autônoma e independente do aluno. O ensino tem três funções inseparáveis: organizar os conteúdos para a sua transmissão; ajudar os alunos a conhecerem as suas possibilidades de aprender, indicar métodos de estudo e atividade que os levem a aprender de forma autônoma e independente; dirigir e controlar a atividade docente para os objetivos da aprendizagem.
A UNIDADE ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM – Podemos sintetizar dizendo que a relação entre o ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. A unidade entre ensino e aprendizagem fica comprometida que o ensino se caracteriza pela memorização, por outro lado, também se quebra a unidade quando os alunos são deixados sozinhos, com o pretexto de que o professor somente deve facilitar a aprendizagem e não ensinar.
Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino
O processo didático se explicita pela ação recíproca de três componentes – os conteúdos, o ensino e a aprendizagem. Os conteúdos de ensino compreendem as matérias nas quais são sistematizados os conhecimentos, formando a base para a concretização de objetivos. O processo de ensino é impulsionado por fatores ou condições específicas já existentes ou que cabe ao professor criar, a fim de atingir os objetivos escolares, isto é, o domínio pelos alunos de conhecimentos, habilidades e hábitos e o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas. A contribuição mais importa da Didática é precisamente ajudar a resolver a contradição entre o ensino e a aprendizagem, a detectar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na assimilação ativa dos conteúdos e a encontrar os procedimentos para que eles próprios superem tais dificuldades e progridam no desenvolvimento intelectual. O essencial do processo didático é coordenar o movimento de vaivém entre o trabalho conduzido pelo professor e a percepção e o raciocínio dos alunos frente a esse trabalho.
A estruturação do trabalho docente
A metodologia do trabalho docente inclui, pelo menos, os seguintes elementos: os movimentos (ou passos) do processo de ensino no decorrer de uma aula ou unidade didática; os métodos, formas e procedimentos de docência e aprendizagem; os materiais didáticos e as técnicas de ensino; a organização da situação de ensino. Podemos indicar cinco momentos da metodologia do ensino na aula, articulados entre si: Orientação inicial dos objetivos de ensino e aprendizagem; transmissão/assimilação da matéria nova; consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos; aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos; verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.
O caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico
O processo de ensino, ao mesmo tempo que realiza as tarefas da instrução de crianças e jovens, é um processo de educação. O caráter educativo do ensino está relacionado com os objetivos do ensino crítico. É claro que o processo didático se refere ao ensino das matérias; mas, justamente por ser ensino, a ele se sobrepõem objetivos e tarefas mais amplos determinados social e pedagogicamente. O ensino crítico é engendrado no processo de ensino, que se desdobra em fases didáticas coordenadas entre si que vão do conhecimento dos conceitos científicos ao exercício do pensamento crítico, no decurso das quais se formam processos mentais, desenvolve-se a imaginação, formam-se atitudes e disciplina intelectual. Na medida em que os conteúdos se articulam ao desenvolvimento de capacidades e habilidades mentais, por isso mesmo podem ser questionados, reelaborados, confrontados com a realidade física e social, em função de valores e critérios de julgamento em que se acredita.

3 comentários:

  1. Parabéns por estarem atualizadas!!!
    E, pela participação na aula!!!

    Se fossem resumir este texto em uma frase, o que ressaltariam como sendo o papel do euducador?

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  2. Coloquem também em seu blog, a entrevista e seu Plano.

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  3. A fonte é péssima para leitura! Pfv alterem prima melhor compreensão e leitura. Grata!

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