quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RESUMO: Capítulo 3 - Livro DIDÁTICA

Capítulo 3 – Didática: Teoria da Instrução e do Ensino. 
A Didática com os fundamentos educacionais proporcionados pela teoria pedagógica, explicita o seu objeto de estudo e seus elementos constitutivos para, em seguida, delinear alguns traços do desenvolvimento histórico dessa disciplina.
Didática como atividade pedagógica escolar
A pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade. Portanto, é sempre uma concepção da direção do processo educativo subordinada a uma concepção político-social. Sendo a educação escolar uma atividade social que orientando para finalidades sociais e políticas, cria um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilização do âmbito escolar.
            A pedagogia estuda o processo de ensino através dos seus componentes: conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem e a Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem. O processo didático de transmissão/assimilação de conhecimentos e habilidades tem como culminância o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos, de modo que assimilem ativa e independentemente os conhecimentos sistematizados.
            A instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação sólida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas. O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade Didática concretizando as tarefas da instrução. Tanto a instrução como o ensino se modificam em decorrência da sua necessária ligação com o desenvolvimento da sociedade e com as condições reais em que ocorre o trabalho docente. Nessa ligação é que a Didática se fundamenta para formular diretrizes orientadoras do processo de ensino.
            O currículo expressa os conteúdos da instrução, nas matérias de cada grau do processo de ensino. A metodologia compreende o estudo dos métodos, e o conjunto dos procedimentos de investigação das diferentes ciências quanto aos seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas que são a aplicação específica dos métodos, sendo geral ou específica. Técnicas,  recursos ou meios de ensino são complementados à metodologia, colocados à disposição do professor para o enriquecimento do processo de ensino.   Atualmente,  a expressão tecnologia educacional  adquiriu um sentido bem mais amplo, englobando técnicas de ensino diversificadas (informática, meios de comunicação) individual e em grupo.
            A Didática tem muitos pontos em comum com as metodologias específicas de ensino, os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos da escola, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação da aprendizagem.
Objeto de estudo: o processo de ensino.
Inclui os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos  e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. O processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, através dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas. A finalidade do processo de ensino é proporcionar  aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos.  Ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, e que se realizam em torno das matérias de ensino, sob a direção do professor.
Os componentes do processo didático
O ensino é uma atividade complexa que envolve tanto condições externas como condições internas das situações Didáticas. Cada situação Didática, porém, vincula-se a determinantes econômico-sociais, sócio-culturais, objetivos e normas estabelecidas conforme interesses da sociedade e seus grupo, e que afetam as decisões Didáticas. O processo didático está centrado na relação fundamental entre o ensino e a aprendizagem, orientado para a confrontação ativa do aluno com matéria sob a mediação do professor.
O processo didático desenvolve-se mediante a ação recíproca dos componentes fundamentais do ensino.  Os objetivos da educação e da instrução, os conteúdos, o ensino, a aprendizagem, os métodos, as formas e meios de organização das condições da situação Didática, a avaliação.
Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas.
A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino, no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências, como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.
Na antiguidade Clássica e no período medieval também se desenvolvem formas de ação pedagógica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. A formação da teoria Didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no século XVII, quando José Amós Comênio escreve a primeira obra clássica sobre Didática, a Didacta Magma.
 Alguns os princípios assentavam-se que a finalidade da educação é conduzir à felicidade eterna com Deus, sendo a educação um direito natural de todos. Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, de acordo com as características de idade e capacidade para o conhecimento. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos.
Jean Jacques Rousseau propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança, os quais as idéias mais importantes foram a preparação da criança para a vida futura que devia basear-se no estudo das coisas que correspondiam as suas necessidades e interesses atuais e a educação sendo um processo natural, fundamentada no desenvolvimento interno do aluno.
Para Henrique Pestalozzi atribuía grande importância ao método intuitivo, levanto os alunos a desenvolverem o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos da natureza e a capacidade da linguagem, através da qual se expressa em palavras o resultado das observações.
Segundo Johann Friedrich Herbart inspirador da pedagogia conservadora junto com uma formulação teórica dos fins da educação e da pedagogia como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
Conforme Herbart o fim da educação e a moralidade, atingida através da instrução educativa. O professor é um arquiteto da mente, cujo método do ensino consiste em provocar a acumulação de idéias na mente da criança, estabelecendo, assim, quatros passos didáticos que deveriam ser seguidos – clareza, associação, sistematização e métodos.
As idéias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart entre outros formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, demarcando as concepções pedagógicas que hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada. Uma das correntes da Pedagogia Renovada que não tem vínculo direto com o movimento da Escola Nova, mas que teve repercussões na pedagogia brasileira, é chamada Pedagogia Cultural.
O estudo teórico da Pedagogia no Brasil passa por um reavivamento, principalmente a partir das investigações sobre questões educativas baseadas nas contribuições do materialismo histórico e dialético.
Tendência pedagógica do Brasil e a Didática
Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo dos conhecimentos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como direção da aprendizagem e da grande importância aos métodos e técnicas como o trabalho de grupo, atividades  cooperativas, estudo individual, pesquisas, projetos, experimentações etc. Valorizando mais o processo aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos.
A pedagogia Libertadora não tem uma proposta explícita de Didática. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos. Essa pedagogia tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de bairro, comunidades religiosas.
Para Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos a escola pública cumpre a sua função social e política, assegurando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos, como condição para a efetiva participação do povo nas lutas sociais, cujo objeto é o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada um tem a sua especificidade.
A Didática e as Tarefas do Professor
A Didática é a disciplina que estuda o processo de ensino tomado em seu conjunto. Os objetivos educativos e os objetivos de ensino, os conteúdos científicos, os métodos e as formas de organização do ensino, as condições e meios que mobilizam o aluno para o estudo ativo e seu desenvolvimento intelectual. Esses objetivos se ligam uns aos outros, pois o processo de ensino é ao mesmo tempo um processo de educação.
A dimensão educativa do ensino implica que os resultados da assimilação de conhecimentos e habilidades se transformem em princípios e modos de agir frente à realidade. A Didática oferece uma contribuição indispensável à formação dos professores, sintetizando no seu conteúdo a contribuição de conhecimento de outras disciplinas que convergem para o esclarecimento dos fatores condicionantes do processo de instrução e ensino, intimamente vinculado com a educação e, ao mesmo tempo, provendo os conhecimentos específicos necessários para o exercício da tarefas docentes.
Livro: DIDÁTICA (JOSÉ CARLO LIBÂNEO, CORTEZ EDITORA, SÃO PAULO – SP, 1993

Um comentário:

  1. Nedjane e Carliane, muito bem resumido.
    Quero destacar a ênfase que o professor não pode deixar de se preocupar, visto que trabalhará sempre com tais objetos: "objetivos educativos e os objetivos de ensino, os conteúdos científicos, os métodos e as formas de organização do ensino".

    Valeu!!!

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