terça-feira, 8 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA: 26/10

Seminários apresentados: Tendências Pedagógicas no Âmbito Escolar


- Tendência Liberal Tradicional: O aluno é direcionado a atingir seus objetivos através de esforço próprios. A escola por outro lado assisti o educando nos aspectos morais e intelectuais. Os métodos consistem na exposição verbal e repetição de conceitos cujo objetivo é a memorização.

- Tendências Progressistas Libertárias: O professor exerce o papel de orientador, cabendo aos alunos a condição aceitar ou não as orientações ou cumprir as atividades escolares exigidas o que torna a aprendizagem informal.

- Tendência Progressista “crítico-social” dos conteúdos ou “histórico-crítica”: Se baseia nos conhecimentos estruturados pelos alunos. O professor exerce a função de mediador desses saberes. A experiência do aluno é confrontada com o saber sistematizado.

- Tendência Tecnicista: O aluno recebe instruções para atender o mercado de trabalho. Os conhecimentos são transferidos e aplicados na prática. Não lhe cabendo a função crítica, pois todos têm que atender o padrão exigido para empregabilidade.

- Tendência Progressista: Dialogo entre aluno e professor em uma relação horizontal. Há utilização de vários métodos em sala de aula para fixação dos conhecimentos a ser adquiridos. Não é formal e nem autoritária.

Um comentário:

  1. Os tópicos da aula estão bem coerentes.
    Parabéns!!!
    No Livro Didática - de Libâneo (1994), apresenta dados mais aprofundados sobre este tópico.
    Não deixe de ler.

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