ASSUNTO:
- Qual o momento avaliativo que mais lhe marcou enquanto estudante?
Grupo formado por três pessoas (Erika, Camila, Neydjane, Carliane)
Resposta em comum: Processo avaliativo em forma de debate (notas por participação
Reflexão “Os instrumento devem está direcionado ao objetivo do ensino – para o aluno construir o conhecimento”.
TEXTO REALIZADO NO DEBATE
Avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer
Autora: Maria Elisabeth Pereira Kraemer
Resumo:
A avaliação da aprendizagem – é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. O professor ao longo do ano tem que observar a participação e a produtividade de cada aluno e a prova é somente uma formalidade do sistema escolar.
Os métodos de avaliação ocupam um espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem. Avaliar não se resume a um conceito formal e estatístico, uma vez que, possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.
Para haver no processo de ensino e aprendizagem um ponto de partida e chegada é necessário verificar se o trajeto decorrer do caminho está em direção à meta. Cabendo ao professor procurar meios e estratégias que possam ajudar os alunos a resolver essas dificuldades.
As funções do processo avaliativo são de diagnóstico, de verificação e de apreciação. Cujo objetivo determina em que medida os alunos estão se desenvolvendo e se estão desenvolvendo a aprendizagem de modo desejado. Sendo possível buscar diversas formas avaliativas no processo de educação e transformação e até mudar concepções e práticas no construir de uma nova escola.
Muito bem destacado, os aspectos importantes do texto de Kraemer.
ResponderExcluirE para vocês, o que se reume avaliar?