sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Resumo da aula 24/11

ASSUNTO ABORDADO:
PLANEJAMENTO
TEMA:  Conteudo a ser trabalhado
OBJETIVOS: O que quer que o aluno saiba
ESTRÁTÉGIAS DE  ENSINO: Como você trabalha na aula (descrever os tópicos e ser objetivo).
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Referência  Luckesi (1984)
PRÁTICA COMPLEXA:  São meios... Mecanismo de conservação ou transformação social.

CONTEXTOS PEDAGÓGICOS
- Dominante-  hegemônico e conservador.
Repetição
Homogeneidade
Exacerbação dos meios técnicos
Estático – verificar o aprendido – o educando permanece no mesmo.
Classificador – atribuir nota – prêmio ou castigo
Disciplinador – julgamento exacerbado

Novo modelo avaliativo
“E um julgamento de valor (aspecto qualitativo) sobre manifestações relevantes da realidade (diante de indicadores) tendo em vista a tomada de decisão”
Desemboca em posicionamento – Tomada de decisão – avaliar – estabelecer notas
Conduz a novos encaminhamentos
- Identificar o conhecimento prévio para tomar decisões
Perspectiva formativa
- Visa tomada de decisões no processo de ensino e aprendizagem
Perspectiva contínua
- Sempre avaliando através dos objetivos ou competência
Instrumentos avaliativos
Atividade escrita – portifólio, questionário, testes, exercícios,...
Avaliação de forma holística – visando a formação integral do aluno...
Avaliação contempla – construção do indivíduo, ação dos professores...
Avaliação é (Atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisório a favor da competência de todos para participação democrática da vida social” – LUCKESI, 1984).

MÚSICA OU POESIA
Um aluno que chega no primeiro dia para assistir aula, mas tem algumas dificuldades que está tentando superar...
AVALIAÇÃO
Você me questiona ou me avalia
Respondo e tu não concordas comigo
Teu jeito é avaliador ou imperador
Sou aluno professor
E o considero  como orientador
Tenho outros conhecimentos, sei de coisas que talvez você não sabe, quero trocar idéias
Caro educador
Vamos lá, senta aqui, tô desarmado
Vem com teu conhecimento que vou o meu pensamento
Eu sei lê algumas coisas e escrever, nem tanto
Sou do morro, sou do gueto, não sei de tudo lamento
Mas estou aqui para aprender,  e aí tio! o que tem a me  dizer... 

2 comentários:

  1. Amei a música1!!
    Revelaram:
    - Que a avaliação não deve ser pontual ao citar: "tem algumas dificuldades que está tentando superar"...
    -Que a postura do educador vai apontar a forma avaliativa: "Teu jeito é avaliador ou imperador"
    - Que avaliação vai além de uma prova: "E o considero como orientador"
    - Que na avaliação aluno e professor se avaliam: "sei de coisas que talvez você não sabe, quero trocar idéias"
    - Que cada aluno tem seus conhecimentos: "algumas coisas e escrever, nem tanto"

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Só deixaram de registrar a aula que trabalhamos as tendências psicológicas quanto ao conhecimento.

    ResponderExcluir