quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RESUMO DA AULA: 20/10 - REFLEXÕES DIDÁTICAS...

      1- No vídeo The Potter  “aprender a aprender” que posturas assumidas pelo educador você acha coerente para uma prática pedagógica na sala de aula? Justifique sua resposta.

“No vídeo o aprendiz tem dificuldade em fazer o vaso de argila, mas após várias tentativas ele consegue o vaso almejado. Seu mestre demonstra paciência, esperando o tempo do aluno, mas conduzindo de forma segura o seu aprendizado”.
De acordo com Freire (1980) o educador deve enfatizar o diálogo no processo de ensino, dessa forma será possível despertar no educando uma confiança em relação ao educador, uma vez que, o trabalho docente é constituído de compromisso com a sociedade.

A postura ética do professor fará grande diferença na conscientização para a formação dos alunos, pois ao exprimir seus pensamentos-transferências de conhecimentos suas idéias serão melhores aceitas.

Por exemplo, se um educador, consome algum tipo de droga ilícita, como explicar aos seus alunos, que este esse ato é prejudicial à saúde dos indivíduos... O professor é referência para os alunos e cumpre um papel essencial na formação de cidadãos.

Depende dele, na formação do aluno, a instrução para o exercício da cidadania, portanto o mesmo ao ser um espelho deve refletir qualidades como a paciência, segurança, firmeza, motivação, conhecimento e respeito às diversidades que o mesmo encontra no âmbito escolar.


      2-  Diante do tema “a intencionalidade do ensino” que apontam Veiga e Castanho, no livro Lições de Didática (capítulo 1 e 2) quanto ao papel do educador?
O ato de ensinar é intencional, sendo dividido em duas esferas: a intenção e a aferição dos resultados, ou seja, a um propósito ao transferir  os conhecimentos e um desejo que este seja almejado positivamente. O professor quando se propõe ensinar busca usar saberes, métodos, conhecimentos técnico-científicos, valores, na intenção que o aluno adquira ou amplie seus conhecimentos.

A escola como sendo um lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, possibilita ao educador assumir responsabilidades político-pedagógicas, uma vez que, fortalece a relação entre a escola e sistema de ensino. Dessa forma efetivando  a intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, reflexivo, competente cognitivamente, ou seja, preparado para viver em sociedade.

Para o professor resgatar a escola como um espaço público, lugar de debate, diálogo, fundado na reflexão coletiva, levando em consideração os níveis de conhecimentos empíricos, racional e teóricos, fortalece os objetivos do ensino  teóricos, comunicativo e político-cultural.

Portanto na democratização da intenção do ato de ensinar o educador constrói o projeto político-pedagógico e amplia possibilidades de mudanças dentro e fora da escola, na formação de cidadãos.

3- Considerando as tendências pedagógicas sobre qual tendência você fundamentaria sua prática pedagógica? E, por quê?

Tendência Progressista Libertadora – porque ultrapassa os limites da pedagogia, situando-se também no campo da economia, política e das ciências sociais. Como prática docente é a força motivadora para o processo de ensino que torna mais fácil a concretização do aprendizado, pois envolve a representação da realidade de cada indivíduo. O educador ao transferir os conhecimentos responde a questões inerentes ao educando, despertando-lhe a compreensão, reflexão e a criticidade que o norteia no seu dia-a-dia.

As experiências do cotidiano que o aluno traz para sala de aula são importantes para o seu desenvolvimento intelectual tornando o diálogo enriquecedor para ambas as partes – professor e aluno. Nessa visão admite-se que a fomentação do aprendizado, parti do principio das situações vivida pelos alunos.

 O aluno colocado na horizontalidade em relação ao professor aprende ensinando através dos questionamentos de suas dúvidas e o professor ao ensinar irá fixar e ampliar seus conhecimentos aprendendo um pouco mais. A partir de uma tendência progressista a escola prepara o aluno para o mundo no qual está inserido fornecendo-lhe instrumento para participar da vida em sociedade, uma vez que, este passa adquirir um olhar crítico por meio de aquisição de conteúdos lhe apresentados.

4 – Qual o valor de conhecer as concepções psicológicas sobre “ o conhecimento para prática pedagógicas”?

CARLIANE - o conhecimento das concepções na prática pedagógica é importante porque possibilita a melhor compreensão na dinâmica dos processos que acontecem no ato de ensinar e aprender.

 Segundo Piaget (1997) a inteligência depende da ação do sujeito sobre os objetos, numa espécie de diálogo entre estruturas internas e realidade externa. Dessa forma, as estruturas operativas não resultam de aprendizagem nem de programa hereditário inato: assim não podem nascer senão de uma construção.

Não basta apenas apresentar conteúdos para que o aluno aprenda é preciso criar situações que estabeleça interações com o que foi lhe passado. A partir disso o educando  alcança a compreensão dos conhecimentos transmitidos. Mesmo assim não há receitas para a sala de aula.

O convívio e a interação de diferentes pontos de vista psicológicos é fundamental  para que o trabalho do educador seja mais eficiente, principalmente se este relacionar conceitos abstratos e raciocínio sobre as hipóteses, que levará o aluno a ter domínio do pensamento lógico e dedutivo,lhe habilitando à experimentação mental.

ANA CAROLINA - As concepções psicológicas vertidas para os alunos, possibilita uma compreenção muito mais abrangente do relacionamento dos mesmo com a instituição escolar, o professor, a família, e a sociedade. A prática pedagógica não se dá apenas pela didática ''dura e fria'' é necessária uma psicologia para moldar tais métodos e torna los acessiveis ao educado.

O ser humano visto como todo, está sempre sofrendo mudanças, essas que por muitas vezes são conflitantes e podem ser prejudiciais no ambito escolar. Pra tanto, conhecer concepções psicológicas é de importância fundamental pois facilita a relação professor aluno.


NEYDJANE OLIVEIRA O individuo já nasceu geneticamente formado com suas capacidades cognitivas e as desenvolve de acordo com o meio em que vive.
Saber como determinado aluno reage diante de cada estimulo o ajudará a desenvolver suas habilidades e capacidades em sala de aula. 
O professor tem papel fundamental na pratica pedagógica pois ele pode ativar a mente do aluno pata que esse desempenhe melhor seus conhecimentos adquiridos e amplie aqueles já construídos.

3 comentários:

  1. Se considerarmos o vídeo "Aprender a aprender", pudemos destacar 2 posturas distintas do educador.
    Na primeira - ele (o educador) sabendo do potencial do aluno, oferece alguns recursos como a argila e o moinho e desafia-o o aluno à construir sozinho o vaso, dando um modelo específico.
    Na segunda - ele(o educador) precisa trabalhar junto com o aluno, levando-o a agir de forma coerente.
    Ambas posturas estão corretas, é preciso o educador saber como agir, quando agir e de que forma agir.
    Concorda?

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  2. Muito bem Carline, bem descrito e consciênte de seu papel como educadora diante do mundo que estamos, com posturas pedagógicas consciente e atual.

    Faltam postar o posicionamento as colegas: Nedjane e Ana Carolina Ximenes.

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  3. qual a liguagem e informal ou fornmal?

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